BLOG

O que é laparoscopia?

O que é laparoscopia?

A laparoscopia é uma técnica utilizada em cirurgias que melhora o procedimento, tanto para o médico como para o paciente. Por ser minimamente invasiva, ela traz inúmeros benefícios, como a recuperação mais rápida e mais fácil do operado.

Como é feita a laparoscopia?

A cirurgia realizada com a laparoscopia consiste na realização de 3 a 6 furos muito pequenos no abdômen, que variam entre 0,5 e 1,2 cm. São utilizados instrumentos também de tamanho reduzido, como tesouras, pinças, entre outros, que possuem entre 5 a 10 mm. A cirurgia é feita através de microcâmeras (óptica ou laparoscópio) que estão conectadas a um monitor, possibilitando que o médico veja a parte interna do abdômen através delas.

Ela pode ser utilizada para duas ocasiões:

  • Fazer diagnósticos
  • Tratar problemas

Para passar pela laparoscopia, o paciente irá ser anestesiado com uma anestesia geral, já que se trata de um procedimento que necessita de muitos cuidados.
O paciente é internado e passa por uma anestesia geral. Dependendo do caso ele pode até voltar para casa no mesmo dia do procedimento. Cada cirurgia é diferente, mas, normalmente o médico realiza de 3 a 6 furinhos na região abdominal que variam de 0,5 a 1,2 cm.

Benefícios da laparoscopia

  1. Causa trauma muito menor que a cirurgia tradicional
  2. Gera menos dor após o procedimento
  3. Minimiza risco de complicações
  4. Recuperação mais rápida
  5. É realizada em menos tempo que o procedimento comum
  6. Reduz o tamanho das cicatrizes

Leia também: Quem pode fazer a bariátrica?