O que é laparoscopia?
A laparoscopia é uma técnica utilizada em cirurgias que melhora o procedimento, tanto para o médico como para o paciente. Por ser minimamente invasiva, ela traz inúmeros benefícios, como a recuperação mais rápida e mais fácil do operado.
Como é feita a laparoscopia?
A cirurgia realizada com a laparoscopia consiste na realização de 3 a 6 furos muito pequenos no abdômen, que variam entre 0,5 e 1,2 cm. São utilizados instrumentos também de tamanho reduzido, como tesouras, pinças, entre outros, que possuem entre 5 a 10 mm. A cirurgia é feita através de microcâmeras (óptica ou laparoscópio) que estão conectadas a um monitor, possibilitando que o médico veja a parte interna do abdômen através delas.
Ela pode ser utilizada para duas ocasiões:
- Fazer diagnósticos
- Tratar problemas
Para passar pela laparoscopia, o paciente irá ser anestesiado com uma anestesia geral, já que se trata de um procedimento que necessita de muitos cuidados.
O paciente é internado e passa por uma anestesia geral. Dependendo do caso ele pode até voltar para casa no mesmo dia do procedimento. Cada cirurgia é diferente, mas, normalmente o médico realiza de 3 a 6 furinhos na região abdominal que variam de 0,5 a 1,2 cm.
Benefícios da laparoscopia
- Causa trauma muito menor que a cirurgia tradicional
- Gera menos dor após o procedimento
- Minimiza risco de complicações
- Recuperação mais rápida
- É realizada em menos tempo que o procedimento comum
- Reduz o tamanho das cicatrizes
Leia também: Quem pode fazer a bariátrica?