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Alimentação saudável e saborosa. É possível?

Alimentação saudável e saborosa. É possível?

A alimentação é um fator primordial para manter a saúde e a boa forma, tanto no pré, quanto no pós-operatório. Após uma cirurgia bariátrica, a alimentação muda bastante por um certo período de tempo, e deve ser seguida à risca, como parte de uma boa recuperação.

Após o período inicial da recuperação pós-operatória, com uma alimentação bastante restritiva e peculiar, a rotina é retomada, mas os bons hábitos devem ser praticados.

Até mesmo para aqueles que ainda não fizeram a cirurgia bariátrica seguir uma alimentação saudável e balanceada não deve ser sinônimo de falta de sabor e de baixa quantidade. Pelo contrário. Substituindo alimentos prejudiciais por outros com mais nutrientes, podemos alcançar a saciedade, com saúde e manter o sabor.

Através de algumas pequenas mudanças de hábitos que, no decorrer do tempo, trazem enormes benefícios em termos de saúde física e mental e que melhoram a autoestima e trazem mais qualidade de vida.

Confira algumas dicas que podem trazer ao seu dia a dia, mais sabor, nutrientes e saúde:

  1. Abuse das cores, quanto mais cores no prato mais diversidade de alimentos e nutrientes são ingeridos. Além disso um prato colorido traz mais beleza para a refeição e nos faz comer com mais prazer.
  2. Aumente o consumo de legumes e verduras! Nem sempre eles são os nossos alimentos preferidos, mas usar temperos saborosos, pode ajudar. Limão e ervas frescas podem ajudar bastante.
  3. Diminua o sal! Retire o saleiro da mesa e substitua boa parte desse ingrediente por ervas e condimentos naturais. A refeição fica mais saborosa e nutritiva.
  4. Prefira sempre alimentos integrais, como grãos, pães e biscoitos ao contrário de sua versão convencional. Os integrais são fonte de fibra, que trazem saciedade e mais vitaminas.
  5. Monte seu prato com 50% de salada (folhas, verduras e legumes crus ou cozidos). 25% de proteína animal (carnes, de preferência branca) ou vegetal (leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e outras). 25% de carboidrato (arroz integral, batata doce, macarrão integral).
  6. Após as refeições, se der aquela vontade de um docinho, tente consumir uma fruta. Uma salada de fruta adoçada com um pouquinho de mel, ou um sorvete natural de frutas pode ser uma boa alternativa além de ser rico em vitaminas.
  7. Procure fracionar as refeições para que essas sejam feitas de 3 em 3 horas. Assim, não haverá fome.

Seguindo essas simples dicas você terá uma alimentação saudável e saborosa que oferece saciedade e prazer.